Terapia Fotodinâmica
Recomendações
A pele deve estar limpa e sem nenhum produto. Não aplicar nenhuma substância no local do procedimento. Não tomar sol após a aplicação. Tomar medicação anti-inflamatória/analgésica se sentir muita dor, consulte o seu médico. É normal sentir desconforto na pele após o procedimento.
Indicações
- Algumas lesões pré cancerosas ou pré-malignas como Queratoses Actínicas.
- Alguns tipos de cânceres como Carcinomas Basocelulares.
- Acne Vulgar Moderada a Severa.
- Resurfacing (rejuvenescimento).
Como funciona a terapia fotodinâmica?
Qual a vantagem da terapia fotodinâmica?
Existem limitações/restrições para o seu uso?
Quem deve aplicar?
Gera uma reação química estimulada pela luz com o ácido 5-aminolevulínico na pele a ser tratada pelo dermatologista. Esta reação acaba por destruir de forma dirigida as lesões de pele de acordo com a indicação do tratamento. Esta reação química estimula a formação de substâncias reativas que destroem de forma preferencial células/organismos indesejados.
A terapia fotodinâmica consegue tratar lesões em grandes superfícies da pele. Além disso, por atuar a nível celular é capaz de destruir células potencialmente malignas e que não são visíveis ao exame clínico (avaliação macroscópica).
O seu uso só é indicado para determinadas lesões benignas e malignas. O seu uso em tumores deve ser preferencialmente em carcinomas basocelulares de pequena dimensão e com comportamento histológico (dado pela biópsia) favorável. Para tumores maiores, a terapia fotodinâmica pode ser usada para redução do tumor antes da realização da cirurgia.
Deve ser feita por um médico especialista treinado e experiente.
Demonstração
ATENÇÃO: Todos os vídeos apresentados são de domínio público. A Clínica não possui qualquer responsabilidade na produção e/ou distribuição destes vídeos, foram aqui relacionados meramente como demonstração. Dúvidas sobre indicações, riscos e resultados deveram ser esclarecidas pelo seu médico!