BLEFAROPLASTIA

O que é a Blefaroplastia?

A Blefaroplastia é uma cirurgia realizada nas pálpebras. Ela pode ser:

  • Blefaroplastia Superior (BS) realizada exclusivamente nas pálpebras superiores,
  • Blefaroplastia inferior (BI) realizada exclusivamente nas pálpebras inferiores,
  • ou ambas realizado numa mesma cirurgia.

Blefaroplastia Superior e Inferior
(Imagem meramente ilustrativa).

Imagens demonstrando a necessidade de cirurgia, a marcação cirúrgica e o aspecto após a cirurgia
(meramente ilustrativa).

A Blefaroplastia serve para fazer a retirada do excesso de pele e/ou bolsas de gordura. O excesso de pele na pálpebra superior pode, inclusive, atrapalhar a capacidade do paciente enxergar, interferindo no seu campo visual. Na pálpebra inferior, este excesso da a pele um aspecto enrugado. O excesso da bolsas de gordura podem ser identificados como uma protuberância na pálpebra.

O cirurgião deve saber identificar o que deve ser feito para melhoria da Estética da região ao redor dos olhos. Ele deverá, por exemplo, reconhecer se existe a necessidade ou não da retirada de bolsas de gordura, pois a retirada em excesso pode fornecer um aspecto inestético. Além disso, é importante saber reconhecer assimetrias existentes que necessitem de retiradas de pele e/ou gordura variáveis.

O cirurgião deve também ter o adequado conhecimento anatômico. O não conhecimento adequado pode fazer a retirada inadequada da glândula lacrimal, pois o problema pode ser uma herniação desta última e que de forma indevida foi julgada como sendo excesso de bolsa de gordura.

Outro ponto importante, diz respeito a possibilidade da associação de técnicas para melhoria da flacidez palpebral associada a blefaroplastia. Tal necessidade pode ser facilmente identificada pelo cirurgião por manobras específicas.

É sabido que a blefaroplastia traz melhora na qualidade de vida dos pacientes. Uma publicação do Dr. Maurício Paixão demonstra de forma objetiva que os pacientes ficaram satisfeitos com a realização da blefaroplastia, tendo impacto na sua qualidade de vida. Este artigo encontra-se disponível para leitura no link abaixo.

× Entre em contato