O que é a Cirurgia Micrográfica de Mohs?
A Cirurgia Micrográfica de Mohs, ou simplesmente Cirurgia de Mohs, é uma técnica cirúrgica que permite uma avaliação completa das margens cirúrgicas. Desenvolvida pelo cirurgião Frederic E. Mohs, os limites da lesão/câncer de pele são avaliados por cortes seriados ao microscópico, permitindo avaliá-lo de forma integral.
Qual a sua vantagem?
Na retirada cirúrgica convencional, infelizmente, apenas uma fração das margens cirúrgicas são avaliadas. Por isso, é que a técnica de Cirurgia Micrográfica de Mohs é preferível para retirada de cânceres cutâneos.
Outra grande vantagem, é que ela “poupa pele/tecido”. Ao invés de ir retirando pelo método convencional o tumor e pele sadia às cegas, a técnica de Mohs visa a retirada apenas de tecido tumoral. O efeito final para o paciente é uma cicatriz menor.
Vejamos a ilustração abaixo:
Figura 1 – Comparação entre a Cirurgia de Mohs e a técnica convencional (em cinza).
Pode observar pode-se claramente observar que a retirada da lesão pela técnica convencional (sem controle total das margens cirúrgicas) pode deixar resíduos tumorais, levando a maior risco de recidiva, ou seja de menor índice de cura.
Nesta figura fica demonstrado como a cirurgia de Mohs é mais efetiva.
E de fato, a técnica de Mohs reduz a necessidade de novas cirurgias por retirada incompleta ou recidiva?
Isso é verdade. A técnica de Mohs, ao analisar as margens cirúrgicas na sua totalidade, torna a cirurgia muito mais eficiente, ao diminuir as chances de recidiva ou de retirada incompleta.
Por isso, antes de se submeter a qualquer procedimento cirúrgico para retirada de cânceres de pele, busque mais informações com o seu médico sobre esta técnica.
E o convênio cobre este procedimento?
O procedimento pode ser reembolsável pelo convênio. Entre em contato com o plano de saúde após a indicação do seu médico.
E qualquer médico cirurgião realiza esta técnica?
Não. A técnica de Cirurgia Micrográfica de Mohs existe treinamento sob supervisão com médico especializado na técnica.