O que é a Cirurgia Dermatológica?
A Dermatologia é uma Especialidade reconhecida pela Associação Brasileira de Medicina (AMB) e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) que tem faz o diagnóstico e o tratamento das lesões/doenças de pele. Por sua vez, a Cirurgia Dermatológica é a sub-especialidade da Dermatologia e engloba todos os procedimentos realizados na pele ou no tecido celular subcutânea, incluindo a abordagem de tumores cutâneos e tratamentos estéticos na face.
São exemplos:
Excisão Simples: Corresponde à retirada da pele que contém a lesão, que posteriormente é fechada através de pontos. Pode ser realizada em todos os tipos de câncer de pele sendo o tratamento de escolha para o melanoma.
Enxertos e Retalhos: Transferência de tecidos para áreas que perderam a pele. Muito utilizados no fechamento de cirurgias de câncer de pele ou em queimaduras.
Ilustração de Retalho na face
Quem é o Cirurgião Dermatológico? Como ele se forma?
O Dermatologista que tem interesse em Cirurgia pode complementar a sua formação em Serviços Credenciados, tornando-se um Cirurgião Dermatológico. Durante o seu treinamento em Centro Acadêmico médico e devidamente reconhecido, com carga horária mínima obrigatória, ele irá aprimorar a sua habilidade em cirurgia contando a supervisão de Cirurgiões Dermatológicos habilitados.
E qual é a Formação do Dr. Maurício Paixão?
O Dr. Maurício Paixão é Cirurgião Dermatologista tendo feito a sua especialização nesta sub-especialidade na Faculdade de Medicina do ABC.
Além disso, o Prof. Dr. Maurício Paixão acompanhou, durante cinco anos, o Serviço de Cirurgia Plástica do Prof. Antônio Esáu Ferraz de Almeida. Durante esse período, ele teve a oportunidade de participar de cirurgias de maior complexidade, acompanhando desde a avaliação pré-operatória até os cuidados após a cirurgia. Foi uma experiência muito enriquecedora e de grande aprendizado decorrente da abordagem multidisciplinar.
Segue o depoimento do Dr. Maurício Paixão sobre este convívio: “Prof. Esaú é um cirurgião e uma pessoa iluminada, além do seu conhecimento ímpar técnico e prático, é um ser humano ético e generoso. Foi um privilégio ter tido a oportunidade de conviver e aprender com ele.”
Atualmente, além da sua atuação na clínica privada, ele é Professor Colaborador do Ambulatório de Tumores Cutâneos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).